base pedagógica

Comunidade

Às vezes, ouço o vento, e só de ouvir o

vento passar, vale a pena ter nascido
Fernando Pessoa

A Escola configura-se como a instância que, erigida por um coletivo, incumbe-se de garantir que as novas gerações tenham acesso ao legado cultural da humanidade, em harmonia, alegria e consciência. É um espaço muito maior que a geografia e história, pois permeia o coração e intenção de muitos, onde a educação se dá de forma intencional porém fluida, estruturada porém respeitosa, sistematizada e explícita porém harmônica e profunda.

Sob a ótica do Centro Educacional Ser Stella, na escola, o conhecimento científico deve ser construído ativamente, revestindo-se de criticidade, coletividade, cooperação e consciência social, colaborando para o avanço integral de todos seres vivos.

A concepção de escola do Ser Stella baseia-se na ideia de Egrégora, trazendo o território coletivo, histórico, social, político, filosófico, afetivo, multicultural, comunitário e democrático, onde os indivíduos envolvidos (pais, educadores e educandos) possam manifestar suas subjetividades, com a certeza de que serão acolhidos dentro de suas particularidades, necessidades e perspectivas, com dignidade, solidariedade e respeito.

Sob a perspectiva pedagógico-filosófica do Ser Stella, a educação é integral, no sentido de que somos todos seres complexos. Acreditamos que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, ética, estética, física, emocional, social, política e cultural. O educando que sai do espaço escolar não deixa de refletir, aprender e construir ao ultrapassar os muros da escola. O que ele vive aqui, reflete em sua casa e vice-versa. Por isso, vivenciamos a educação de maneira integral, no sentido de estarmos alinhados, escola e família, orquestrando valores, trocando experiências e possibilidades.

No Ser Stella, a família é parte fundamental da construção do projeto como um todo. Aqui os pais se envolvem diretamente em todos os níveis da organização escolar: administrativo, financeiro, infraestrutural, pedagógico etc. Não há restrição alguma quanto à presença e participação da família no cotidiano escolar, pelo contrário, diariamente temos pais e mães circulando pelo espaço, auxiliando as crianças e educadores no dia a dia da escola, através de organizações de Comissões. Para pertencer às Comissões é preciso respeitar e participar ativamente do coletivo, compactuando e estando ciente do nosso regimento, bem como missão, visão e valores.

Cabe salientar que o Centro Educacional Ser Stella é uma comunidade aprendente e que, desde sua concepção, foi planejado e construído por muitas mãos, vozes e cabeças, e possui um perfil coletivo, colaborativo e comunitário. Em outras palavras, não somos como uma escola particular, onde os pais matriculam seus filhos e delegam sua educação formal a uma instituição de ensino. Aqui, todos somos educadores e educandos, pais, filhos e colaboradores, convivemos e aprendemos juntos e, juntos, trilhamos nosso caminho.

Além disso, possuímos projetos e ações para aproximar ainda mais famílias e comunidade circundante, como ações culturais e sociais diversas, cursos de vivências e formações, feiras para auxiliar produtores locais, que incentiva o comércio local e também a produção familiar de alimentos e orgânicos. Todas essas experiências são abertas à população e tem como o intuito trabalhar o conceito de escola comunitária, trazendo uma nova cultura local.

montessori

É necessário que o professor oriente a criança sem que esta sinta muito a sua presença, de modo que possa estar sempre pronto para prestar a assistência necessária, mas nunca sendo um obstáculo entre a criança e a sua experiência

ESPECIALISTAS

UBUNTU

“Eu sou porque nós somos”

Provérbio africano